Covid-19
PROTOCOLO INTERNO · JUNHO 2020
A finalidade deste Protocolo Interno é preparar o estabelecimento para um funcionamento pleno e seguro, minimizando o impacto/ risco do coronavírus nas nossas instalações, informando os nossos hóspedes. Neste protocolo interno está incluído Plano de Contingência, Plano de Higienização, listas de contactos em caso de emergência e estão definidas as responsabilidades de cada sector. Este documento estará disponível para os nossos clientes, fornecedores e funcionários, quer nas nossas instalações, quer através das nossas plataformas de contacto com o público. Pode também ser solicitado aquando da reserva por email.
Neste documento serão apresentados os seguintes temas:
1. Procedimentos gerais de prevenção
- Procedimentos de prevenção no check in
- Procedimentos de prevenção no check out
- Procedimentos de prevenção nos procedimentos
- Procedimentos de prevenção na limpeza
- Definição das responsabilidades
- Área de isolamento
- Plano de Higienização
2. Plano de Contingência
- Introdução
- Instalações do Hostel Rossio Alcobaça
- Área de Isolamento
- Medidas de Prevenção
A nossa primeira missão é garantir que os nossos hóspedes sejam bem recebidos. O nosso espírito de proximidade continua a fazer sentido, apesar dos tempos em que vivemos.
Nesta fase de possível epidemia por Covid19, o Hostel Rossio Alcobaça estabelece uma série de regras e procedimentos preventivos de forma a que assegure, dentro do possível, uma tranquila e segura utilização das suas instalações, tentando minimizar o risco de contágio. Algumas alterações de comportamentos, nomeadamente nos contactos sociais, terão de ser implementadas de forma a reduzir contacto próximo (eliminar apertos de mãos, não partilhar postos de trabalho sem a respectiva desinfecção, reduzir a partilha de utensílios ao mínimo). Neste período, desincentiva-se a utilização da cozinha comum. No entanto, em caso de imperiosa necessidade de utilização é obrigatória a desinfecção de todas as superfícies, primeiro pelo próprio utilizador, depois pela equipa de limpeza. Além disso aconselha-se a que qualquer das áreas comuns só seja utilizada em simultâneo por elementos da mesma família, ou do mesmo alojamento.
O Hostel terá disponível para os seus hóspedes e colaboradores solução anti-séptica de base alcoólica em locais estratégicos das áreas comuns.
Assim, as primeiras e mais importantes recomendações são:
- Evitar medidas de prevenção desproporcionais que causem um ambiente hostil ou desconfortável para o hóspede .
- Tratar o assunto com naturalidade, como uma informação importante, entre outras, a dar aos hóspedes.
- Passar acima de tudo confiança. Mostrar que existe um sistema de saúde nacional que é universal e que podem contar com o apoio do anfitrião.