Política de Privacidade
Actualizada em 25/05/2018
Queremos que saiba que a sua privacidade é muito importante para nós.
Como é do conhecimento geral, o Regulamento (EU) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Abril de 2016, que estabelece as regras relativas à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, é aplicável nos Estados-Membros da União Europeia a partir de 25 de Maio de 2018.
Fazemos, por isso, questão de tratar os dados pessoais recolhidos com o máximo de rigor e transparência, no estrito cumprimento da Lei.
A presente Política de Privacidade descreve que dados recolhemos, para que finalidades os podemos usar, como os tratamos, com quem os partilhamos, durante quanto tempo os conservamos, bem como as formas de entrar em contacto connosco e de exercer os seus direitos.
1. QUE TIPO DE DADOS RECOLHEMOS?
Não conseguimos marcar a sua estadia se não tivermos as informações necessárias. Assim sendo, sempre que aceder ao nosso site ou a plataformas de reserva, ser-lhe-á solicitado que nos disponibilize alguns dados básicos, como o seu nome, contacto, nomes de acompanhantes e informações de pagamento.
Assim, poderemos recolher e tratar a seguinte informação:
a) Informações básicas – como nome, idade, género, dados do passaporte e fotografia disponível publicamente, bem como número de contribuinte;
b) Informações de contacto – como a sua morada pessoal, código postal, endereço de email e número de telefone;
c) Informações financeiras – como os dados do seu cartão de crédito;
d) Informações de saúde quando divulgadas e relevantes para a prestação de serviços;
e) Preferências – como pedidos especiais, detalhes de serviço e outras preferências para a sua estadia;
f) Correspondência – quando entrar em contacto connosco, por exemplo, para enviar uma pergunta ou fazer um pedido, qualquer correspondência ou pedido poderá ser guardado e adicionado às suas informações pessoais.
Assim, garantimos que os dados que nos fornecer são recolhidos na exata medida do que seja necessário para a gestão da relação contratual e consequente prestação do serviço solicitado.
Quando nos fornecer os dados de terceiros, esclarecemos que é da sua responsabilidade garantir que a pessoa (ou pessoas) cujos dados pessoais nos facultou foi informada de tal e compreendeu e aceitou a forma como usamos a respetiva informação.
Também poderemos receber os seus dados através de outras fontes, nomeadamente, parceiros de negócios.
Se os dados pessoais necessários não forem fornecidos, não poderemos prestar o serviço.
2. QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E RETENÇÃO USADOS PARA SALVAGUARDAR OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Foram usados meios técnicos e estabelecidos procedimentos adequados para garantir a proteção dos dados pessoais que nos são facultados, impedindo a difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, ou qualquer outra forma de tratamento ilícito.
Armazenamos as informações pessoais num local seguro e tomamos medidas para garantir que apenas pessoas especificamente designadas tenham acesso a essas informações.
As suas informações pessoais serão guardadas pelo período de tempo exigido na Lei portuguesa. Tal implica que serão mantidos os seus dados após a sua estadia. Eliminaremos as suas informações pessoais depois de as mesmas deixarem de ser necessárias para os fins para os quais foram recolhidas.
3. QUE INFORMAÇÕES NÃO ESTÃO SEGURAS?
Desenvolvemos esforços para proteger os seus dados pessoais que possuímos nos nossos registos mas, infelizmente, não podemos garantir a segurança absoluta dos mesmos. Um acesso ou uma utilização não autorizados, uma falha de software ou de hardware, e outros fatores, poderão comprometer a segurança das suas informações. Por outro lado, embora procuremos manter proteções adequadas não podemos garantir a segurança das informações pessoais nas bases de dados alojadas em servidores de terceiros.
Alerta-se para o facto de que nenhuma comunicação por email é totalmente segura. Este é um risco inerente à utilização do email. Recomendamos que tenha em conta este facto sempre que solicitar informações ou nos enviar formulários por email (por exemplo, a partir da secção "Contacte-nos" no nosso website). Recomenda-se que não inclua quaisquer informações confidenciais (por exemplo, informações sobre o cartão de crédito) quando utilizar o email. Para sua proteção, as nossas respostas por email não incluirão quaisquer informações confidenciais.
Como precaução, certifique-se de que fecha sempre os seus navegadores de Internet quando terminar de utilizar um formulário ou o site de reservas. Embora a sessão termine após um curto período de inatividade, é melhor encerrar os seus navegadores imediatamente após a conclusão, em especial se estiver a utilizar um computador público.
4. COMO LIDAMOS COM DADOS PESSOAIS DE CRIANÇAS?
As nossas reservas terão de ser feitas por maiores de 18 anos.
Apenas procedemos ao tratamento de dados de crianças, com a devida autorização dos pais ou quando acompanhadas por adultos que tenham feito a reserva e com a devida autorização dos mesmos.
5. A QUEM FORNECEMOS OS SEUS DADOS?
No âmbito do tratamento dos seus dados, recorremos ou podemos recorrer a entidades terceiras, subcontratadas, para, em nosso nome, e de acordo com as nossas instruções, procederem ao tratamento dos dados do cliente.
Assumimos o compromisso de subcontratar apenas entidades que ofereçam a máxima segurança na execução das medidas técnicas e organizativas adequadas, de forma a garantir a defesa dos direitos do cliente.
Também poderemos fornecer os seus dados a reguladores locais ou estrangeiros, governos, tribunais, autoridades policiais e de segurança nacional.
6. QUAL A UTILIZAÇÃO E FINALIDADES DO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS?
Os dados que recolhemos são adequados, justificados e limitados a finalidades determinadas, não sendo tratados posteriormente de uma forma contrária a essas finalidades.
Assim, utilizamos os seus dados, com as seguintes finalidades:
a) Prestação de serviços hoteleiros;
b) Fins comerciais legítimos – a utilização das suas informações pessoais ajuda-nos a operar e a melhorar a nossa atividade, para além de minimizar qualquer perturbação dos serviços que lhe podemos prestar. Também nos permite tornar as nossas comunicações consigo mais relevantes e personalizadas e tornar a sua experiência com os nossos serviços mais eficiente e eficaz;
c) Gestão de contactos com o cliente;
d) Faturação e cobrança ao cliente;
e) Registo do cliente no site;
f) Cumprimento de obrigações legais e regulamentares, incluindo requisitos de relatórios financeiros impostos pelos reguladores públicos;
g) Estabelecimento, exercício ou defesa de ações ou processos judiciais.
7. COMO PODE CONTROLAR OS SEUS DADOS PESSOAIS?
Poderá controlar, a qualquer momento, a forma como usamos os seus dados pessoais.
Assim, em qualquer altura, poderá questionar-nos se os seus dados pessoais são ou não objeto de tratamento e, sendo o caso, o direito de aceder aos seus dados pessoais, revê-los e submeter-nos pedidos de informação, nomeadamente sobre as finalidades de tratamento, os destinatários a quem os dados foram ou serão divulgados, o prazo de conservação dos dados e a origem dos mesmos (caso não tenham sido fornecidos por si).
Poderá, igualmente, pedir-nos para retificar, apagar, bloquear ou limitar o tratamento dos dados pessoais que mantemos sobre si, se os mesmos deixarem de ser necessários para a finalidade que motivou a respetiva recolha ou tratamento, salvo se os mesmos forem necessários para o cumprimento de obrigações legais.
Qualquer pedido de informação, retificação ou outro relacionado com a proteção de dados, deverá ser remetido para o nosso email dados@hostelrossio.pt.